terça-feira, 30 de junho de 2009

Som da garrafa!

Oi, pessoas!

Vocês já estão de férias? Sexta-feira é nosso último dia na escola! Já estamos combinando várias brincadeiras e muitos passeios pra nos divertirmos em julho! Hoje que é dia de experiência, escolhi um experimento musical que gosto muito de fazer: um instrumento feito com garrafas de vidro! Já brincaram? É bem legal tocar e ouvir um som diferente de cada garrafa!

Pra fazer: a gente precisa de 7 garrafas, isso para tocar com as sete notas, mas se não tiver, a partir de três já é bem legal. Depois é só encher a garrafa com água, a primeira deve estar quase cheia e a última quase vazia (quando a gente não for mais tocar, vou usar pra regar as plantas do bosque).
Como funciona: aprendi que dependendo da quantidade de água, quando a gente bate a colher no vidro, a vibração da água vai produzir um tipo de som. Quanto menos água, mais agudo, mais fininho, porque a água vai vibrar bastante. E quanto maior a quantidade, mais grave, mais forte é o som. Interessante, não é?

Bom, agora com as garrafas cheias, é só colocá-las em linha e pegar uma colher, com ela é que vamos tocar! Prontinho! Vamos testar e começar a produzir som! Funciona! Vou criar uma música e apresentar para a Turma!

Um abração,

Tuca

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Meu girassol!

Viram como o meu girassol está crescendo? Agora já está em um vaso maior e sua primeira flor está chegando! Olhem esse brotinho! Eu rego todos os dias e deixo em um lugar bem ensolarado do bosque. Que tal cuidarem de uma plantinha também?
Vamos lá para minha oficina, eu ajudo vocês! Peguem uma garrafa e uma sementinha!
Um abraço,
Toró

Viva a Naturezinha na Pistache!

Olá, pessoal! Tudo bem?

Queria fazer um super convite a vocês! A Turma da Árvore vai estar mais uma vez na Pistache&Banana em uma nova Oficina! E dessa vez, a diversão será criar bichinhos de garrafa pet! Vamos brincar com a Turma? Vou adorar vê-los por lá!

Para participar, é só ligar para 11 2528-8280 e fazer sua inscrição. É gratuito!

Toró


domingo, 28 de junho de 2009

Uma bebê Moleza!

Bom dia, bom dia, meus amigos! Como vocês estão?
Acabo de receber essa fotinho linda de um filhote fofo de preguiça! Não é lindinho? A Clarinha me disse que eu era igualzinha quando cheguei aqui no bosque!

Um abraço de preguiça para vocês! E um ótimo domingo para todos! Vou voltar a tirar uma soneca!

Moleza

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Receitinha de inverno!


Tão gostoso... A Clarinha preparou na escola um mingau delicioso com morangos bem maduros! A turma toda aprovou o lanche! Super quentinho, com muita fibra e bem energético! Agora no inverno, é época de aproveitar essa fruta que é muito rica em vitamina C, sabiam?

Não deixem de ver a receitinha em: www.casinhanaarvore.com/guiaescolas

Toró

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Mais dicas juninas!

Olá, amigos!

Nossas dicas de brincadeiras, receitinhas e decoração para uma gostosa festa junina ecológica foram parar no site da revista Crescer! Olhem quanta dica legal da turminha por lá!
Clique aqui para conferir como ficou a matéria.

Como uma receitinha bem divertida de preparar e de comer não podia faltar, a Clarinha sugeriu uma gostosa tapioca com recheio de geléia de morango e de casca de banana. Frutas que estão na época e precisamos aproveitar!

É muito simples preparar! Mas vamos chamar um adulto para nos ajudar, viu?

Para fazer a tapioca:
Em uma frigideira anti-aderente, a gente espalha a farinha já peneirada, coloca o suficiente para cobrir o fundo, ela não deve ficar grossa. Não é preciso passar manteiga nem óleo. (Assim fica mais leve e saudável.) O ponto é bastante rápido, assim que desgrudar do fundo da frigideira, vire a tapioca por alguns segundos e já está pronta.

Geléia de morango:
Para cada xícara de morangos picados, uma xícara de açúcar. Para o preparo, é só colocar os morangos em uma panela sem talo e bem lavadinhos. Depois, a gente adiciona o açúcar aos poucos. Uma dica importante é espremer meio limão, assim a geléia fica com mais liga e mais gelatinosa. Cozinhe até ficar com textura de geléia, bem cremosa.

Geléia de casca de banana:
(Uma super dica da Clarinha para não desperdiçar nada da fruta!):

6 cascas de banana madura
1 copo de água
2 xícaras de açúcar
1 colher de limão
canela a gosto.

Pra começar, lavar as cascas e colocar em uma panela para cozinhar até ficarem macias, depois a gente deixa esfriar. Aí, é bater no liquidificador até ficar um creme, vamos voltar para panela e juntar os demais ingredientes, depois, mexer bem até soltar do fundo. Está pronta! É só esperar esfriar e rechear nossas gostosas tapiocas. Ficou uma delícia!

Não percam as outras dicas! Na matéria, o Tuca e o Toró recomendam mais duas brincadeiras bem legais! Essa aqui em cima, é a brincadeira do Rabo do Burro! Como é engraçada de jogar! E olhem que bacana como Toró criou, só precisou de um paplelão grande, onde desenhou um burrico, tiras de revista ou jornal e fita adesiva. Todos sabem como a gente brinca? É só vendar os olhos do jogador e assim sem ver nada ele deve acertar o lugar certinho para colar o rabo! Vence quem colocar o mais pertinho!

Ah... E a Clarinha criou essas lindas florzinhas de folha de jornal pra decorar os chapéus, a mesa de doces, as barraquinhas. Ficaram tão bonitas!
Um grande abraço de passarinho,


Seu João

terça-feira, 23 de junho de 2009

Concurso PanaPaná e Crescer!

Concurso Cultural
“Meu livro e eu – Eu e meu livro – Livro meu”.

Você gosta de ler? Está sempre com um livro ao lado da cama antes de dormir? Gosta de ver os desenhos e ficar imaginando histórinhas na sua cabeça? A gente aqui da Casinha adora! Por isso, estamos divulgando esse concurso super legal da PanaPaná Livraria Infantil e Crescer.
Para participar e concorrer a muitos prêmios legais, é só enviar uma foto sua bem criativa lendo ou interagindo com um livro! Vamos participar, pessoal!

Para verem como funciona direitinho e para onde enviar a foto, cliquem aqui.
Olhem cada foto legal que já tem nessa galeria: http://www.flickr.com/photos/criancaleitora

Boa sorte pra todo mundo e ótimos momentos de leitura!
Vou voltar lá para minha poltrona, adoro essa história!

Clarinha

Experiência do arco-íris!


Bom dia, bom dia, pessoas!
Hoje é dia de experiências naturais por aqui!

O experimento de hoje é demais! Vamos aprender como é que se foma o arco-íris! Quando chove no bosque em dias ensolarados, já saio em busca de um bonito arco-íris. Sempre tive muita curiosidade em saber como é que a natureza produz esse arco de sete cores! Vocês sabem? Perguentei para o meu pai outro dia e como ele também adora fazer experiências, ele me disse que seria muito mais fácil entender criando nosso próprio arco! Adorei a idéia. Lá fomos nós para cozinha.

Como fazer:
Ele pegou uma tigela, pode ser qualquer uma de qualquer material. Encheu com água até a metade e apoiou um espelho na borda, deixando uma parte pra fora. Eu tentei mostrar bem no meu desenho aí em cima. Estão vendo? Aí, o papai me pediu uma folha de papel branca. É nela que vai surgir nosso arco-íris!Esse é o material. Fácil!

Como funciona:
Então, ele me explicou que a gente enxerga a luz do sol branca, mas na verdade, essa luz é composta por sete cores. Pois é, sete cores, pessoas! A luz do sol nos dias de chuva bate nas gotinhas de água que ficam no ar e então se desdobra nas suas sete cores. Isso acontece porque ao entrar em contato com a gota, ou no nosso experimento, com o espelho, a luz se faz uma curva e aí, cada cor vai se "refratar" (foi esse o verbo que o papai usou) de um jeito. Cada cor tem uma velocidade e forma um ângulo diferente! É por isso que a gente vai conseguir ver cada uma e normalmente só vemos uma única luz branca. Não é demais?

Na nossa experiência, a gente deve colocar a tigela perto de uma janela. O sol vai bater na água e no espelho, a luz vai se decompor em sete cores e aí, a gente coloca o papel branco na posição que a gente encontrar nosso arco! Vocês vão ver como é facil de fazer! E fica muito bonito! Eu consegui contar as sete cores direitinho.

Vou chamar a turma pra ver nosso arco-íris, pessoal! Boa experiência pra todo mundo!
Espero que tenham gostado.

Um abraço do Tuca

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Jogo para o Arraial!


Olá, pessoas!
Como foi o fim de semana de vocês?

No bosque da Casinha foi bem divertido. Já começou o arraial por aqui! Mas ainda tem mais! Como vieram vários amigos do bairro pra cá, a gente organizou um monte de brincadeiras! Além do jogo das argolas e do baile da maçã que o Toró criou, a turma adorou brincar de corrida de três pés! Já brincaram? É só dividir o pessoal em duplas e depois amarrar as pernas de dentro com fita ou barbante. A gente marca um ponto de partida e outro de chegada. E aí, é só gritar 3, 2, 1 e sair correndo! Quantos tombos a gente levou! É bom fazer na grama, pessoal! Foi muito engraçado! (Eu ganhei duas vezes!)

Essa é a minha dica pra deixar o arraial bem divertido!
Até amanhã, pessoas! Terça é dia de experiência, não percam!
Um abração,

Tuca

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Dançando com a maçã!

"Pula fogueira iá iá, pula fogueira iô iô...
Cuidado para não se queimar!"

Minha mãe é quem fala: - Ah, festa junina só é festa junina com muita música e dança!

Eu não sou muito de dançar, sempre fico tímido pra tirar alguma menina pra me acompanhar na dança, mas acho as músicas juninas super divertidas! Tem uma brincadeira que é bem legal e que faz todo mundo dançar sem vergonha nenhuma! Quem já dançou com uma maçã ou uma laranja entre os parceiros? A gente não pode deixar a fruta cair! Vem música lenta, música mais rápida e a maçã tem que continuar lá paradinha! Mas tem que se mexer, quem fica muito parado também sai do jogo! É, não é fácil, a gente sempre ri muito. Vence o jogo quem conseguir ficar até o até o final! Não tem uma festa que minha não invente essa brincadeira! Mas a gente acha bem divertida! Vou ver se a Clarinha aceita dançar comigo...


Gostaram dessa dica? Acho que o Arraial no bosque vai ser super animado! Vamos convidar todos os amigos do bairro! Hora de separar as músicas!

Um abraço do Toró

Brincadeiras do Arraial!

Olá, olá, amigos!

Como na nossa festa não pode faltar brincadeira, vou dar duas dicas bem fáceis de criar e bem divertidas de brincar! Tem uma que eu gosto bastante, já sou craque. O Tuca é meu maior concorrente, porque ele também adora: o jogo das argolas! Acho que todo mundo conhece, não é?


O objetivo da brincadeira é fazer muitos pontos! Quem somar a maior pontuação acertando as garrafas ganha o jogo! Pra montar essa brincadeira, só precisei de algumas garrafas pet, papel, canetinha, fita adesiva, argolas ou jornal! Foi só tirar os rótulos das garrafas, colocar só um pouquinho de terra para não tombarem e depois colocar uma faixinha indicando o número de pontos!

Pra fazer a argola, a gente pode fazer rolinhos de jornal bem fininhos e resistentes, sabem? Enrolem bastante uma folha inteira de jornal. Aí, a gente faz um circulo e passa fita adesiva para juntar bem as pontinhas. Esse é um jeito de fazer em casa! Mas se já tiverem argolas de outra festinha, vamos utilizar essas mesmas!

Agora é colocar todas de pé em um quadrado, com um pouco de espaço entre elas e... Boa pontaria! Não vale ficar muito perto, hein? Vou chamar a turma pra testar a brincadeira!

Já volto pra falar da segunda diversão! Até mais, amigos!

Toró

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Receitinha de Curau!

Olá, pessoal!
Acabei agora de decorar o nosso bosque com o Seu João! Olhem como ficou lindo, todo enfeitado com bandeirinhas de revista!
Vamos continuar os preparativos para o Arraial da Turma da Árvore! É hora de aprendermos a fazer um curau bem cremoso e fácil de preparar! O milho é um alimento super energético, porque é muito rico em carboidratos. Tem também vitaminas e sais mineirais. Ótimo pra turminha se alimentar muito bem durante a nossa festa!

Ingredientes:
Para cada 2 espigas de milho verde:
1 copo de água e açúcar a gosto

Como preparar:
Vamos precisar cozinhar com a ajuda de um adulto, viu, pessoal? Quem vai preparar nosso gostoso curau, é a Tia Moema, mãe do Toró. Pra começar, a gente deve ralar as espigas ou cortá-la em lascas. Então, colocar os pedaços no liquidificador e bater muito bem. O próximo passo é coar a mistura. A gente vai juntando açúcar a gosto e depois leva ao fogo para engrossar. Quando estiver uma massa cremosa, vamos despejar em pequenas tigelas e polvilhar com canela (Essa é minha parte!).

Dá muita vontade de comer quente! Mas a gente precisa esperar esfriar para servir! Prontinho! Que cheiro gostoso de milho!

A Turma vai adorar saboreá-lo tomando nosso suco de uva quente! Que delícia, pessoal! Voltem amanhã pra conferir as dicas de brincadeiras verdes do Toró!

Clarinha

Arraial no bosque!

Bom dia, pessoal!
Aqui quem fala é a Clarinha! Como vão vocês? Já aproveitando o climinha frio de junho?
Por aqui, vai começar o Arraial da Turma da Árvore! Ah...Como eu adoro preparar essa festa! A gente se diverte! Cada um prepara uma coisa especial para a festança junina! Mas lembramos de pensar bastante no nosso planeta enquanto preparamos cada detalhe! Nada de produzirmos muito lixo! Dá pra fazer uma festa bem gostosa sem desperdício!
Eu sou responsável pelas comidinhas, e claro, que serão muito saborosas e saudáveis! Ah, e também estou criando os enfeites! Com a ajuda do Seu João, o bosque vai ganhar bandeirinhas feitas de papel de revista! Já estamos quase terminando! O Toró vai organizar as brincadeiras! Afinal, arrarial tem que ter muita diversão e ele tá cheio de idéias legais! Amanhã é seu dia de contar tudo pra gente! Hoje ele tá concentrado em sua Oficina Convés! Quem mais? O Tuca! Ele também está preparando surpresas divertidas! Lá está ele escrevendo as regras dos seus jogos em seu diário! Não percam, pessoal!

A festinha verde da Turma vai ser animada!

Tô preparando um gostoso suco de uva quente! Já provaram? Essa é minha primeira dica! Uma bebida que a turma gosta bastante! Esquenta, tem gengibre e cravo que fazem super bem!

A receitinha para 8 pessoas:
- 2 litros de suco de uva (Pode ser natural ou refresco)
- Açúcar a gosto (Depende do suco, não precisa exagerar não!)
- Cravo e canela
- 3 maçãs cortadas em cubinhos
- Gengibre (Um pouco, o seu gostinho faz toda a diferença. Esse rizoma é ótimo quando a gente tá resfriado, sabiam? Chá com gengibre pode nos ajudar muito a nos livrar da tosse!)

Como preparar:
Primeiro, a gente bate o gengibre com um pouco do suco de uva no liquidificador.Aí, é só derreter o açúcar até ficar como um caramelo em fogo baixo. Vamos juntar o gengibre, o cravo e a canela, mexendo sempre, depois adicionar todo o suco de uva. Quando ferver, vamos colocar os cubinhos de maçã e esperar as frutinhas cozinharem.
É gostoso tomar bem quentinho! Espero que todo mundo goste!

Uma dica muito importante: Que tal servir em canequinhas? Bem mais gostoso que tomar em copo descartável, não é? Cada um guarda sua caneca a festa toda! Assim, o planeta também se diverte!

Até logo, amigos! Já já, coloco mais guloseimas! Dessa vez, um prato gostoso e saudável!

Clarinha

terça-feira, 16 de junho de 2009

Uma bússola feita em casa.


Olá, pessoas! Tudo bom?
É dia de mais uma experiência! E dessa vez, vamos fazer um instrumento que eu uso bastante nas minhas expedições pelo bosque. O quê? Uma bússola!

Você sabe pra que ela serve? Esse pequeno instrumento é muito antigo e já ajudou muitos exploradores a se localizarem. Ela é muito usada por pilotos de avião e velejadores, por exemplo! Parece um relóginho, já viram? Tem uma agulha no centro e os quatro pontos cardeais: norte, sul, leste, oeste. E pra onde ela aponta? Sempre para o norte! É assim que ela nos ajuda a descobrir o caminho certo. A agulha funciona como um imã que é sempre atraído pelo o sul do planeta, fazendo com que a sua pontinha nos aponte o Pólo Norte. É simples não, é? É assim que ela nos guia.
Quando a gente não tem uma bússola prontinha, é bem fácil construir uma em casa.

Vamos precisar de: uma agulha (Muito cuidado! Algum adulto tem que estar por perto! Foi meu pai quem me ajudou.) ou um clipe aberto, uma base redonda de isopor ou plástico, um pratinho com água e um imã, que pode ser o dos enfeites da geladeira. Para a base, eu usei um fundo de copo de plástico! Ele boiou muito bem na água, funcionou!

Agora, vamos montar! A gente precisa passar o imã na agulha umas 20 vezes sempre pra mesma direção, desse jeito, ela também vai virar um imã como o da bússola. Pronto! Agora a gente vai prendê-la com um pedacinho de fita adesiva no meio da base circular.
Já encheu um pratinho com água? Então é só fazer a agulha boiar no centro!
Vocês vão perceber que bem devagarzinho ela vai apontar para o norte. Funciona! Vocês já podem marcar os quatro pontos cardeais! Lembrando que se o norte está a sua frente, o sul nas suas costas, o oeste no braço esquerdo e o leste no direito!

Agora todo mundo já tem sua própria bússola! Hora de usá-la, pessoas! Boa experiência!
Ótimas expedições, amigos!

Tuca

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Era uma vez na Sobradinho!


Dia 13-06 foi dia de inventar histórias muito criativas na Livraria Sobrado. Na hora de desenhar uma atitude que faz muito bem para o planeta, todo mundo tinha uma idéia diferente para contar! Muito legal, pessoal! Com desenhos de coleta seletiva, reciclagem de óleo, banho curtinho, torneira fechada, árvores, rios limpos, horta, passeio de bicicleta e muitos outros, a nossa super história ficou demais! Gostaram da brincadeira? A Turma adorou!

Parabéns pra todos que participaram! Sejam muito bem vindos!

A oficina contou com a participação especial do pequeno Francisco! Adoramos!

Olhem a rodona do Era uma vez! Que alegria para o Seu João!

E cada desenho representou um capítulo da nossa história sustentável! É isso aí, pessoal!
Um grande abraço pra todos e até a próxima Oficina!

Turma da Árvore

A Casinha na Árvore agradece o apoio da Acrilex às nossas oficinas.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Uma coruja no bosque!

Uma coruja pousou por aqui!

Pena que eu não pude ver, porque já era bem tarde quando essa ave noturna de olhos arregalados veio visitar o nosso bosque. Quem me contou todo surpreso e animado foi o Seu João, ele me disse que já era madrugada, quando ele acordou com um som diferente... era o pio da coruja! Todo curioso ele voou pelo bosque procurando essa nova amiga! Mas o Seu João nos disse que não foi fácil achá-la! Ele contou que essa ave tem a cor bem parecida com a dos troncos das árvores e como ela se mexe bem pouco, só conseguiu encontrá-la quando avistou seus olhões abertos! Eles conversaram um pouquinho, ela disse que durante o dia descansa, porque mal consegue ver a luz do sol, sua vida é mesmo noturna. É durante a noite, que a coruja vai em busca do seu alimento e sai para longos passeios. Ela gosta mesmo é da luz da lua.

E não é que o Seu João ficou todo encantado com essa nova visitante?
Ele até falou mais sobre ela na Escola Verde. Olhem que legal!

Um abraço e bom feriado,

Tuca

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Turma da Árvore na Livraria Sobrado!

Você gosta de contar e inventar histórias? A Turma da Árvore adora. Aqui no bosque, a nova brincadeira é inventar histórias bem divertidas relacionadas à natureza. Com muita imaginação e desenhos bem legais, cada participante inventa uma parte e assim vamos criando uma super história em que o objetivo é cuidar muito bem do ambiente a nossa volta. O que acha de vir brincar com a Turma? Você também adora usar a criatividade e preservar o planeta?

Então, venha sentar na roda e se divertir com o "Era uma vez Sustentável"!

Quando?
Sábado, 13.06 às 15h e 17h


Onde?
Livraria Sobrado
Av. Moema, 493 - Bairro Moema - São Paulo
Inscrições: 11 5052 3540

A gente espera vocês por lá, meus amigos!

Seu João

terça-feira, 9 de junho de 2009

Olá! Como você vive?

Bom dia, pessoas!
Vocês já brincaram de procurar pequenos animaizinhos pelo jardim? Vale brincar na escola, no parque ou no quintal de casa! Eu acho muito divertido!

A brincadeira é observar cada bichinho que vive no gramado, nos vasos de flores, embaixo de pedras, perto de árvores. Andando bem devagarinho e muito atentos, a gente pode encontrar um monte de animais diferentes! Quando saio para uma expedição dessas, levo comigo uma caneta e algumas fichas de observação!

Como essa aqui abaixo:
Estão vendo o que eu anoto quando observo um bichinho? E também faço um pequeno retrato da espécie encontrada. Sempre volto da expedição com várias fichas. Assim, da próxima vez que eu for explorar o bosque, consigo perceber se encontro espécies diferentes, se aquele bichinho continua por lá, se ele só aparece de vez em quando, se a família cresceu ou diminuiu. Também podemos registrar o que o bicho deve comer, se aparece quando tá quente, quando choveu, várias curiosidades que ajudam a gente a entender os seus hábitos!

O que acham de conhecer os bichinhos que vivem perto de você? Acho que você vai se surpreender! Eu encontro a cada expedição mais espécies diferentes!

Boa brincadeira, pessoas!

Um abraço do Tuca

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Oficina do Toró na Pistache&Banana!

Bom dia, amigos!
Estava todo ansioso para mostrar as fotos da oficina na Pistache&Banana pra vocês! Passamos uma manhã muito gostosa plantando beijinhos e verbenas. A Turma da Árvore ganhou mais muitos amiguinhos! Oba! Foi muito legal ver o quanto estavam animados para plantar e aprender a reutilizar!

A pequena Sofia adorou colocar a mão na terra e na tinta! Olhem que sorrisão bonito!

O Matheus caprichou no seu vaso!

E como a Luiza gostou da sua florzinha cor de rosa!
Ela até colocou mais fotinhos da Oficina em seu blog! A Turma adorou.

A Larissa também aprendeu a plantar muito bem!

Depois de plantarmos nos canteiros, todos deixamos nossas marquinhas coloridas! O Gabriel carimbou sua mão!

Até a próxima, Carol! Cuida bem da sua Verbena!

E assim, a loja ficou ainda mais colorida e divertida!

Pessoal, muito obrigado por terem participado! Adoramos conhecer vocês! Até a próxima Oficina! Agora vamos criar muitos brinquedos! Esperamos vocês no dia 11 de julho, inscrevam-se!


Um grande abraço,
Toró

A Casinha na Árvore agradece as Tintas Acrilex que apóiam nossas oficinas.

Oficina do Toró no Ecolife Butantã

Olá, pessoal!
Nesse último sábado, dia 06.06, a Turma da Árvore esteve presente no evento sustentável do condomínio Ecolife Butantã em São Paulo. Muitas crianças entraram pra nossa turma e plantaram lindos girassóis em garrafas pet. Foi muito divertido!

Olhem como ficaram bonitos os vasinhos e os bonequinhos do Toró! A Turma da Árvore agradece a participação de todo mundo!

E um obrigado especial à Acrilex que apóia as Oficinas do Toró com muita cor!

Enquanto a turma plantava seus girassóis, os pais cultivavam mudas de ervas!
Olhem que legal a plantação!
Sejam muito bem-vindos à nossa turma, pessoal! Cuidem bem das suas plantinhas!

Um abraço de toda Turma da Árvore!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Passo a passo do Toró!

Bom dia, bom dia, amigos da Turma da Árvore!

Esses dias, o bosque recebeu a visita da equipe do portal UOL. Sabem o que vieram fazer por aqui? Aprender a plantar uma plantinha na garrafa pet! A Turma ensinou a cultivar um pé de cebolinha na garrafa. Ficou muito legal o passo a passo! A gente agradece a visita! Ah... A gente também ensinou como fazer uma pázinha, assim a gente pode aproveitar a pet inteirinha. Hoje que é dia do Meio Ambiente, vamos todos plantar uma mudinha diferente e cultivá-la muito bem!

O que acharam da nossa cebolinha? Não ficou diverdita? Plante a sua também, a Mamãe vai adorar usar esse tempero fresquinho!

Vocês tambem podem plantar uma flor bem bonita como o girassol, como outros amiguinhos já plantaram em uma Oficina. Lembram?

Boa plantação!
Um abraço, amigos! E muito bom Dia do Meio Ambiente!

Toró

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Hora do bolo!

Quem é que não gosta de comer um bolo bem fofo e morninho?
Hum... A Turma aqui no bosque adora! Esses dias, cozinhamos com a Tia Moema, mãe do Toró, um bolo delicioso de banana com casca! Todo mundo aprovou! Vamos preparar outra vez para o Dia do Meio Ambiente! É amanhã, pessoal! Já sabem o que vão fazer para comemorar? Por aqui estamos preparando nossas listinhas! Amanhã, a gente conta pra vocês!

Ah.... Esse bolo é bem fácil de fazer e fica super gostoso! Além de aproveitar muito bem toda a banana, nem a casca a gente desperdiça!
A receita está na Escola Verde: www.casinhanaarvore.com/guiaescolas
Lá está tudo bem explicadinho! Bom apetite pra todos!

Um grande abraço, pessoal! Até amanhã!

Clarinha

terça-feira, 2 de junho de 2009

Testando a decomposição


Olá, olá, pessoal!

A experiência de hoje vai nos mostrar o que acontece com os materiais que jogamos na natureza! Vamos poder ver direitinho o quanto o lixo inorgânico, que são os vidros, plásticos, papéis e latas de alumínio, fazem mal ao solo e às plantas!

É bem simples de fazer! Mas a gente precisa ter paciência, porque pra ver o resultado, nossos vasos de pet têm que ter dois ou três meses. Mas vocês vão gostar de ver o que acontece! Vamos começar! Eu fiz o meu há dois meses, hoje foi o dia de observar o que aconteceu!

Vamos precisar de: 2 garrafas plásticas, terra, grãos de feijão, folhas de papel usado, objeto pequeno de vidro, tampinha de garrafa pet, lacre de latinha ou alguma tampa de alumínio, cascas de fruta, restos de alimento. Pronto! Já temos exemplos dos cinco tipos de lixo, orgânico e inorgânico.

Como fazer: Pra começar, a gente tem que cortar com cuidado as duas garrafas pet, são nossos vasos trasparentes. Então, é só colocar pedras no fundo e uma camada de terra. Agora é hora de começar a espalhar nosso lixo, lembrando sempre de colocar os mesmos materiais em cada garrafa, cobrindo sempre com terra. No final, quando o vasinho tiver quase cheio, vamos plantar uns cinco grãos de feijão. Do mesmo jeito, nos dois expermentos.

Por que a gente tem que fazer tudo duas vezes?
Porque um deles vai receber água todo dia, já o outro vai ficar seco durante todo o tempo da experiência. Imaginam o que vai acontecer? Eu tava todo curioso. Mas a cada dia, já deu pra ver muito bem a diferença. O vaso com água é aquele do primeiro desenho. Os feijões brotaram, o solo continuou vivo mesmo com todo lixo enterrado e hoje a gente consegue ver que muitos microorganismos ajudaram a decompor as cascas de fruta, os alimentos e o jornal. Hoje quase não existem mais! Já o vidro, o plástico e o alumínio... Esses estão idênticos!

Mas e o outro vaso? Tão vendo aqui em baixo? Nada mudou! Sem água, não temos microorganimos, nada de bichinhos para ajudar a decompor os materiais, então, estão aí, ainda do mesmo jeito que eu enterrei.

Viram o que acontece com nosso solo? O lixo orgânico deixa a terra mais rica para as plantas, o resto de cascas e alimentos fazem muito bem para o solo. Já os inorgânicos, né, pessoas? Poluem muito. Precisam ir pra coleta seletiva e serem reciclados!

O Toró explica muito bem o tempo que cada material demora para se decompor e também a cor certinha de cada um. Eu aprendi com ele! Olhem aqui que legal!
Boa experiência pra todo mundo! Anotem toda semana o que vocês vão observando. É bem legal ver o resultado!

Até mais, pessoas!

Tuca

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Plantação ecológica!


Olá, amigos! Aqui quem fala é o Toró!

Esse fim de semana fui viajar com meus pais para o interior. Foi bem divertida a viagem! Fomos para um sítio de um tio meu. No caminho, fiquei olhando as enormes plantações... Vocês já repararam que ao lado de muitas plantações a gente vê um grande canteiro de girassol e pequenas florzinhas amarelas? Fiquei pensando o motivo de cultivarem tantas flores na estrada... Será que era só para deixar o caminho muito mais bonito? Assim que cheguei no sítio, perguntei para o meu tio, ele que cultiva uma horta cheia de plantas diferentes, tinha que saber. Sabem o que ele me contou? Essas florzinhas amarelas são chamadas de "margaridão" ou flor-do-mel, esse grande canteiro é cultivado perto das plantações e também de hortas menores para atrair os insetos e assim deixar a plantação crescer bem e saudável, livre desses seus pequenos inimigos. Não é demais? Descobri que as flores são as protetoras das plantações e que cultivando essas espécies, os agricultores evitam usar agrotóxicos que prejudicam a natureza! Adorei saber disso! Tinha que compartilhar com vocês!

Muito legal saber que a agricultura também pode ser ecológica!
Um abraço, pessoal! Boa semana pra todo mundo!

Toró

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails